segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Indignação

Tudo foi muito bom no Primeiro Passeio Ciclo (re)Ativo, exceto por um "pequeno" incidente: uma das bicicletas do grupo foi furtada.
Para visitarmos o Museu estacionamos as bikes nos paraciclos que se localizam DENTRO DO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA e QUASE NA FRENTE da entrada principal do Museu da USP. Mesmo com um segurança há cerca de 20m do local (que não vigiava o paraciclo, mas o portão nº4 do parque, o meliante foi capaz de adentrar ao parque, tentar cortar (provavelmente com um alicate tipo turquês) um dos cadeados de uma outra bicicleta sem sucesso, cortar o cadeado da bicicleta da ciclista Debora Perillo, e levá-la embora tranquilamente sem ser notado.
Ao conversarmos com o segurança ele nos respondeu que isso é comum por ali. Comum? Então porque ninguém faz nada? Fomos tentar a resposta com o administrador do parque. Quase a mesma resposta: "os furtos a bicicletas aqui dentro do parque são recorrentes. Como se não bastasse a verba para a segurança foi cortada obrigando o parque a baixar o contingente de 13 seguranças para 7." Ficamos no mínimo indignados e tristes.
Pedimos à prefeitura uma atitude: em locais como esse, onde há recorr~encia de violência, porque é que não se põe uma viatura da Guarda Civil Metropolitana fazendo ronda? Porque é que o Estado não põe a PM num local assim para coibir furtos e roubos?
Fica aqui registrado nosso protesto e nosso toque: se for ao Museu da USP de bike é bom que tenha um excelente cadeado.

2 comentários:

  1. ABSURDO SEM TAMANHO! é inadimissivel que esse tipo de ocorrencia seja 'comum' e ninguem faz nada.. po.. estamos numa area de importancia e visibilidade NACIONAL e até MUNDIAL!! nao tem desculpa pra isso acontecer.. é tratar bicicletas e visitantes com descaso!!!
    uma pena ter acontecido isso durante um passeio tão incrivel.. obrigada pela iniciativa.. conte comigo!
    bjos indignados

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa boa que surgiu de uma ruim. Tive contato com o administrador do parque da Independência (onde a Dé teve a sua magrela furtada), ele me disse que por conta das reclamações, a nossa inclusive, os paraciclos serão mudados de local, para junto da guarita de entrada onde fica sempre um vigia. Claro que só isso não vai evitar 100% dos furtos, mas já vai diminuir bastante.

    Valeu

    ResponderExcluir