domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ciclovia Rio Pinheiros

Parabéns a Sâo Paulo. A cidade ganhou ontem 14km de ciclovia. A Ciclovia Rio Pinheiros foi inaugurada por políticos ontem a partir do meio dia. A comunidade ciclística agradece a realização dessa antiga reinvidicação, desejo, para ser mais preciso.
Mais uma ciclovia é bom, essencial, diria, mas devemos manter nossos olhos abertos e o senso crítico apurado. A Ciclovia Rio Pinheiros possui em toda a sua extensão apenas dois acessos, um em cada extremidade. Isso impede a sua utilização por quem precisa desse equipamento para se deslocar ao trabalho ou à escola, por exemplo. Imaginem o caso hipotético de um trabalhador que mora no Brooklin e trabalha na Av. Juscelino Kubitscheck. O trecho de ciclovia da ponte estaiada até a Estação Vila Olímpia (extremidade da Ciclovia)possui cerca de 2,5km. No entanto se esse trabalhador optasse por usar a ciclovia, a distância a ser percorrida seria de aproximadamente 21km!
Outro ponto a apontar é a questão da iluminação da via, que atualmente é inexistente. Por conta disso seu horário de funcionamento está restrito das 6 às 18hs.
Precisamos aplaudir e apoiar a criação da ciclovia, mas devemos cobrar pelos acessos e pela iluminação, bem como seu prolongamento, já prometido pelo Governador de São Paulo, até o Parque Vila Lobos.
Sem esses acessos essa obra se restringe ao lazer, o que é muito importante, porém, esse equipamento tem condições de oferecer muito mais que isso para que possa ter o nome próprio de Ciclovia Rio Pinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário