terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Metrô: bom e ridículo

Tentei fazer uma sugestão para a melhoria do transporte de bicicletas nas estações do metrô. Enviei um e-mail para um endereço eletrônico dado a mim domingo passado por um funcionário muito solícito da nova estação Sacomã. Esse endereço seria um endereço para sugestões, dúvidas, reclamações e é esse: servic@metrosp.com.br. A mensagem retornou informando o seguinte:

Senhor(a)
Comunicamos aos nossos usuários que, desde de 29/12/2009, nossa conta de
email (SERVIC) está desativada.

Por favor, envie novamente sua manifestação
por meio do link abaixo:

http://www.metro.sp.gov.br/app/atendimento/ocorrencia.asp

Companhia do
Metropolitano de São Paulo - Metrô -SP

O referido link direciona para uma página tosca, na qual para se enviar uma simples mensagem é necessário fazer um extenso cadastro. As mensagens enviadas devem obrigatoriamente ser incluídas sob um assunto e - adivinhem - não há espaço para se falar sobre as bicicletas, nem ao mesmo uma opção "outros". Como se tudo isso não bastasse a mensagem é limitada a 300 caracteres, o que é muito pouco.
Concluo, então, que: ou o metrô acredita ter o melhor serviço de trens do planeta e não precisa de/não quer ajuda ou sugestão de ninguém ou o oposto: que o serviço é tão ruim e há tanta reclamação que é realmente melhor ignorá-las e restringir o diálogo com a população, aliás uma prática muito difundida por diversos tipos de serviços aqui em nosso país.

Segue na íntegra a mensagem que intencionava enviar e que teve de ser esquartejada para atender à estúpida regra do site do Metrô de São Paulo.

Prezados Srs.:

sou usuário eventual do Metrô. No último domingo utilizei a nova estação Sacomã e fiquei surpreso com sua beleza e tecnologia aliada à segurança. Surpreendeu-me também a cordialidade dos funcionários, o que não necessariamente presencio em outras estações.
Geralmente utilizo o metrô com minha bicicleta. Assim, na condição de ciclista/passageiro gostaria de fazer algumas sugestões para que as estações passem a ser um local ainda mais harmônico para todos: funcionários, passageiros e ciclistas/passageiros.
A primeira sugestão é sobre o transporte das bicicletas dentro das estações. Não podemos transportá-las nas escadas rolantes, acredito que por motivos de segurança. Não entendo, porém, o porquê da proibição do transporte das bicicletas nos elevadores, uma vez que são seguros e não são tão utilizados assim a ponto de um ciclista/passageiro "atrapalhar" os demais passageiros, ainda mais nos horários permitidos para o transporte das bicicletas nos trens. Gostaria de saber o motivo dessa restrição. Ainda assim, se o uso do elevador realmente é inviável, resta-nos o transporte das bicicletas pelas escadas fixas, o que dificulta muito (para não dizer que pode impedir) o deslocamento do ciclista/passageiro pelas estações, além de comprometer a segurança do próprio ciclista/passageiro bem como dos demais passageiros. Uma estação profunda como a Sacomã ou a São Bento exigem um bom preparo físico de quem se propõe a andar de bicicleta pela cidade. Não são todos os ciclistas que gozam de um bom preparo físico.
Para uma utilização mais segura e menos cansativa da bicicleta nas escadas fixas gostaria de sugerir que fossem instalados, nas bordas das escadas (ou em uma delas) um trilho, onde se possa encaixar as rodas da bicicleta e deslizá-las, evitando assim ter que carregá-la sobre o ombro ou coisa que o valha. esses trilhos, nada mais seriam que perfis metálicos em forma "U" e poderiam ser fixados sob os corrimões. Disponibilizo-me a auxiliar de maneira presencial numa eventual pesquisa ou prova de funcionalidade.

A segunda sugestão se refere à sinalização. É difícil saber onde é o local correto para o ciclista/passageiro ir e permanecer esperando o trem em cada estação e plataforma. Há apenas a sinalização horizontal na plataforma. Mais de uma vez acessei a plataforma pela escada errada e fui obrigado a cruzá-la toda com a bicicleta em meio a outros passageiros, o que não me pareceu a coisa mais segura do mundo. Assim, se houvesse placas indicativas desde os bloqueios direcionando os ciclistas para utilizarem as escadas que levam mais próximo ao ponto pré determinado de embarque de ciclistas/passageiros no trem da plataforma, novamente evitaríamos transtornos e aumentaria a segurança. Novamente disponibilizo-me a ajudar no que for possível se houver necessidade.

Acreditando que estou contribuindo para elevar ainda mais a qualidade do serviço prestado pelo Metrô e ajudando na utilização de todos os passageiros, agradeço a atenção e disponibilizo-me para futuros diálogos e demais auxílios.

Atenciosamente,
Fabio Perillo Samori

3 comentários:

  1. Fabinho, a estação Sacomã é considerada pelo pessoal do Metrô como “a mais moderna da América Latina”, mas não tem nenhum sanitário disponível para a população. Estranha a opinião do Metrô sobre modernidade. Você não acha?

    Abraço, David.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha não precisei utilizar os banheiros. Ainda bem! Patético!
    obs.: domingo saí de Ribeirão Pires, fui pra Paulista, pedalei lá e voltei prá Ribeirão. Não tem mais desculpas pra vc. Próximo Ciclo (Re)Ativo quero ver vc por lá! Abração.

    ResponderExcluir
  3. Mandei uma solicitação para o metrô no mesmo sentido de sua mensagem hoje!

    ResponderExcluir