segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Polêmica à vista

O vereador Gilson Barreto, da Cidade de São Paulo encaminhou o Projeto de Lei n°585/09 à Câmara Municipal o qual pode ter consequências diretas sobre nós ciclistas. Dentre outras medidas o projeto torna obrigatório o uso de intens de segurança que não estão previstos no Código Brasileiro de Trânsito: capacete, óculos, luvas e tênis.
A polêmica se dá, ao meu ver, não por conta da eficácia (ou falta dela) dos equipamentos mencionados. Eu próprio acredito que sejam equipamentos que provém uma segurança a mais para o ciclista, que frequentemente é alvo do desrespeito dos motoristas e descaso das autoridades de trânsito. Porém, o que pode cocrrer caso esse PL se torne lei, é uma diminuição do já pequeno número de ciclistas pelas ruas de São Paulo. Ciclistas se vendo obrigados a utilizarem equipamentos que não possuem, podem preferir deixar a bicicleta de lado e optar pelo transporte público, por exemplo, a gastar com a compra de um capacete e um par de luvas.
Levantamentos feitos na Austrália após a aprovação de uma lei que obriga os ciclistas a utilizarem capacetes mostra que o número de acidentes com danos na cabeça realmente diminuiu, porém, na mesma proporção que o número de ciclistas nas ruas.
Somos um povo diferente dos australianos. Nossos hábitos no trânsito estão muito longe dos praticados na quele país, fica difícil comparar. Mas é quase óbvio que isso tende a acontecer, ainda mais por não termos nenhuma política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Lá existe.
E você, caro leitor, o que acha disso? Deixe sua opinião, vamos debater o tema!

2 comentários:

  1. Fá, quanto custa um capacete em média? Uns 100 reais... Além disso, os ciclistas devem se conscientizar que capacete é fundamental, não apenas obrigatório... acho realmente que o capacete é tão importante quanto a própria bicicleta para um ciclista. Quando me decidi a pedalar pelas ruas, no dia que comprei minha bike, comprei meu primeiro capacete.

    É bem verdade também que se aumentar a busca por capacetes, os preços poderão abaixar, talvez não na mesma proporção. Enfim...

    Espero poder ir ao próximo encontro.... é que agora, depois de casado, estou morando em São Bernardo....

    Até mais, David.

    ResponderExcluir
  2. Existem capacetes com preços a partir de 40 reais. Porém, quem usa a bike como transporte para economizar em transporte coletivo (e muita gente faz isso), não acredito que tenha 40 paus sobrando para comprar um casco. A importância dele é inquestionável, ao meu ver, mas proibir o uso da bicicleta sem um, talvez não seja a coisa mais acertada a se fazer. O próximo Ciclo (Re)Ativo começará às 10h e será no domingo após o fim do horário de verão, portanto, será fácil chegar na hora, mesmo de SBC. Abração!

    ResponderExcluir