sábado, 6 de março de 2010

Vamos aprender a pedalar, simpatia?

A bicicleta é simpática!
Tenho alguns milhares de quilômetros rodados de bicicleta não apenas na cidade de São Paulo. Gosto de viajar com a minha bike e por conta disso tive o privilégio de pedalar por diversas localidades do Brasil, da Europa e até da África. Em absolutamente todos os lugares por onde pedalei (e pedalo) sempre fui muito bem recebido por pessoas completamente desconhecidas. A bicicleta transmite a simpatia. Não sei se isso acontece pelo ciclista transmitir um ar de vulnerabilidade às pessoas em geral. Não sei se ficam com pena ao olharem para um rosto que exprime sua felicidade através do cansaço ou muitas vezes da sujeira. O fato é que a bicicleta e o ciclista são bem vindos, com raras exceções.
Pedalar é algo extremamente prazeroso e possível para todos. Mesmo no trânsito de grandes cidades como São Paulo é impossível não se sentir bem pedalando. Traz até um certo sentimento de heroísmo ao saber que você está contribuindo para melhorar o tráfego, não polui e chega mais cedo e menos estressado que quem está de carro ou no transporte público.
A bicicleta é democrática, todos podem e conseguem pedalar. Independe de idade e sexo e minimiza as diferenças sociais, pois é barato. Basta ter disposição e vontade.
Os próximos posts tentarão incentivar a pedalar quem já tem, quem acabou de comprar ou quem está pensando em ter uma bicicleta. Daremos dicas de como começar a pedalar passo a passo, sempre lembrando que no penúltimo domingo de cada mês às 10h da manhã e todas as quartas às 21h tem saída do Ciclo (Re)Ativo da frente do Trianon. É a chance de botar em prática o que a gente vem teorizando aqui no blog. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário