quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeiros passos

Os passos descritos a seguir são recomendados para quem nunca pedalou ou há muito tempo não pedala uma bicicleta.
Execute-os sempre acompanhado de uma pessoa mais experiente, que tenha conhecimentos básicos de ergonomia e manutenção da bicicleta.
Nunca tente (re)aprender a pedalar em ruas, mesmo que sejam tranqüilas, pois você nunca saberá quando um carro poderá aparecer.
Esses passos são direcionados aos adultos. Logo postaremos dicas voltadas às crianças.

Começando devagar e simples

• Primeiro de tudo: não ligue para os pedais. Sim, isso mesmo, deixe-os, esqueça-os. Se preferir tire os pedais da bicicleta ou amarre um dos pedivelas no quadro para que eles não fiquem girando e acabem lhe atrapalhando.
• Abaixe o selim até que você seja capaz de apoiar seus pés no chão facilmente. O ideal é que seus pés toquem completamente o chão.
• Procure um lugar sem obstáculos, como veículos, muitas colunas, pessoas etc.. Um estacionamento ou um parque, por exemplo. Se esse local tiver uma pequena e suave inclinação, melhor.
• Sente na bicicleta e comece a empurrá-la com seus pés, como se fosse um patinete em que pode se sentar. Tente usar devagarzinho os freios. Tente parar completamente seus movimentos sem fazer muita força, mas suavemente. Sinta como a bicicleta responde a esses controles.
• Quando se sentir mais confiante comece a fazer curvas suaves. Tente não usar os freios enquanto estiver virando, principalmente o dianteiro.
• Sentindo-se ainda mais confiante, tente utilizar a inclinação do terreno. Conforme você for descendo e ganhando velocidade levante seus pés do chão gradualmente. Lembre-se que tudo o que você precisará fazer para parar esse movimento é apertar delicadamente os freios.
• Sinta e lembre-se que a bicicleta é inteiramente controlada por você. Ela não tem vontade própria.
• Com mais confiança, comece gradualmente a levantar o selim. Levante de um a dois centímetros por vez. Isso facilitará ainda mais o controle da bike.
• Quando o selim estiver alto o suficiente para você será hora de colocar os pedais na bike ou desamarrar o pedivela. Quando estiver descendo pela inclinação do terreno, tente colocar, mesmo que por alguns segundos, apenas um pé no pedal. Sentindo-se confiante, ponha o outro. Não precisa movimentá-los agora. Apenas sinta seus pés sobre os pedais e você inteiro sobre a bicicleta.
• Dessa forma vá aumentando sua confiança sobre a bike, repetindo esses movimentos. Logo você terá desenvolvido o equilíbrio necessário para iniciar o movimento circular dos pedais. Quando sentir isso, gire-os para trás, para não alterar a velocidade da bicicleta. Continue lembrando que os freios estão logo ali e funcionam. É com eles que você irá parar a bike, não com os pés!

Praticando dessa maneira, logo você estará apto para seguir ao próximo passo. Fique ligado!

*Texto baseado no site WWW.bicyclingforbeginners.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário