quarta-feira, 3 de março de 2010

Saídas e dicas para algumas armadilhas comuns para iniciantes I

Pré-compra e compra de uma bicicleta

Bateu aquela vontade de voltar a pedalar ou porque seu melhor amigo lhe influenciou, seu namorado pedala e você quer acompanhá-lo, ou você acha que é uma boa maneira de entrar em forma, enfim, não importa o motivo. O que fazer nessa hora?
• Converse não apenas com uma, mas com várias pessoas que pedalam há algum tempo. Você terá diversas opiniões e, assim, condições de entender um pouco mais sobre qual bicicleta comprar para suprir as necessidades que você tem.
• Peça para andar em uma bicicleta de um desses amigos, ou de vários deles. Fique atento, no entanto, para alguns detalhes que farão toda a diferença: a altura do seu amigo deve ser muito próxima à sua e a bicicleta deve estar regulada e em boas condições de uso.
• Evite comprar uma bicicleta por impulso. Alguns amigos muito próximo se deixaram seduzir por cores reluzentes, suspensões dianteiras e traseiras e facilidade no pagamento em um supermercado ou magazine. Não caia nessa. Lembre-se das conversas que teve com os mais experientes. Se ainda não conversou, consulte-os sobre o modelo que quase lhe seduziu.
• Não há segredo: o preço de uma bicicleta é diretamente proporcional à sua qualidade. Bicicletas baratas geralmente são ruins e acabam encostadas num canto qualquer e – pior – desestimulam o ciclista. Compre bicicleta em bicicletaria, assim como você compra pão na padaria, vidro na vidraçaria, combustível em um posto de serviços. No supermercado compre comida e em magazines compre móveis e eletrodomésticos. Apenas uma bicicletaria montará corretamente uma bicicleta para você e lhe dará garantia de serviços e até dicas de manutenção.
• Muitos não sabem, mas assim como roupas as bicicletas têm tamanhos diferentes. Uma bicicleta que “vista” corretamente em você é essencial para uma pedalada prazerosa e sem dores. Apenas especialistas (que trabalham em bicicletarias) serão capazes de lhe dizer qual o tamanho de quadro ideal para você.
• Os selins (bancos) também devem ser considerados com item de primeira importância na compra de uma bicicleta. Existem inúmeros tipos de selins para inúmeros tipos de traseiros de ciclistas. Variam conforme o sexo, peso e medidas do ciclista e devem ser testados antes da compra. Nas melhores bicicletarias existem equipamentos que medem hum... digamos as partes que apóiam no selim e indicam o modelo que deve ser comprado. De maneira geral os selins muito estreitos, bem como os muito largos devem ser evitados para ambos os sexos. Um bom selim evitará muita dor no traseiro durante a pedalada e nos dias seguintes. Não economize com esse item, pois ele poderá ser um dos fatores que mais contribuem para desestimulá-lo a pedalar.

*Texto baseado no site www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário